Voltaire usou estratégia matemática para ganhar na loteria

Um dos principais pensadores franceses, Voltaire, conseguiu usar a sua inteligência não apenas para escrever bem, mas para garantir uma fortuna caso os seus livros não dessem certo, e foi isso o que ele realmente fez quando usou falhas da loteria francesa para ficar rico.

O escritor ficou famoso por sua escrita, pela defesa da liberdade de crença e expressão e também por criticar a Igreja Católica. O seu legado cultural é extenso, são diversas as obras de teatro, ensaios, livros científicos, históricos, poemas e romances que fazem parte do acervo do escritor.

A área da escrita desde os tempos antigos não era fácil, Voltaire sabia que precisava garantir a sua sobrevivência através de uma boa renda financeira, então foi aí que começou a procurar novas possibilidades.

Em sua vida, o escritor havia conhecido muitos outros que não tinham dinheiro e ficavam no ostracismo, sem nenhum apoio, mas ele decidiu que não iria ser mais um do grupo.

Voltaire veio de uma família com recursos financeiros mas gastava mal o seu dinheiro com jogos de azar. Os jogos preferidos do pensador eram os de cartas, o intelectual já confessou para uma amante que já tinha perdido bastante dinheiro no jogo e sempre cumpria o costume de ficar totalmente sem dinheiro uma vez no ano.

Depois que o seu pai faleceu, o pensador que era filho caçula, só viria a receber a herança ao completar 35 anos, mas antes mesmo desse dia chegar ele já havia feito fortuna com a loteria, conforme relata Roger Pearson, que escreveu um artigo na revista Lapham’s Quartely, entitulado Voltaire Todo-poderoso: Uma Vida em Busca da Liberdade.

A sorte não foi o único fator que ajudou o escritor. Com a crise que a França estava passando, os bancos precisavam de alguma maneira obter dinheiro depois de apresentar uma falsa impressão de abundância econômica. A bolha que foi criada acabou estourando deixando o país quase na falência.

Os bancos então passaram a contar com a loteria para a arrecadação de dinheiro. Juntamente com os seus amigos, Voltaire conseguiu elaborar uma estratégia para pagar o menor valor possível no bilhete da loteria e ter o máximo de possibilidade de ganhar. A estratégia se resumiu em comprar todos os bilhetes com um grupo, o resultado foi o prêmio de um milhão de francos que foi dividido.