Nokia anuncia novo celular com Android

A marca de dispositivos móveis da Nokia voltou ao mercado com seu primeiro smartphone com Android. A empresa HMD Global apresentou ao público, também revelando alguns dos planos de negócios relativos ao novo modelo.

 

O Nokia 6 tem uma tela de 5.5 polegadas com uma ligeira curvatura no vidro que o protege, embora não tão profundo como aquela do Samsung Galaxy S7. Suas câmeras, traseira e dianteira, tem uma resolução de 16 e 8 megapixels, respectivamente. O processador tem oito núcleos e é acompanhado por 4 GB de RAM.

 

O Nokia de 2013 e seus antecessores trabalharam com os sistemas operacionais Symbian, Windows Phone e Linux, mas nunca com Android. Mas as mudanças sofridas pela mesma marca em anos posteriores são ainda mais dramáticos: os finlandeses a venderam para a Microsoft, que fecharam partes da divisão de dispositivos móveis para vender o resto, juntamente com todos os direitos para outra empresa na Finlândia, precisamente a HMD. Desde o início, essa aquisição da Nokia por parte da Microsoft já passava um ar de últimos suspiros da marca finladesa, que acabou desaparecendo.

 

Os novos proprietários (desde maio de 2016) falaram neste domingo (8) que não só vão fabricar o novo produto na China, mas que a China é o único mercado onde a modelo Nokia estará disponível primeiramente. Eles optaram pelo mercado chinês, que conta com 550 milhões de usuários de celulares inteligente, por causa de seu desejo de “conhecer as necessidades dos clientes do mundo real em diferentes mercados”, explicou a HMD em um comunicado.

 

A marca Nokia é um símbolo na cultura pop e marcou a forma como as pessoas se comunicavam durante muitos anos, mas, como já foi informado, a empresa acabou sendo vendida e encerrou a produção de seus celulares. Mas, com esse retorno, o fãs da criadora do famoso “Nokia tijolão” poderião desfrutar de um novo produto da empresa.

 

“O Nokia 6 marca o primeiro passo na ambição da HMD em estabelecer um novo standard de design, qualidade de materiais e inovação de fabrico”, está escrito no documento de anuncio do dispositivo.

 

O dispositivo Android vai chegar nas prateleiras no primeiro trimestre de 2017 e seu preço está estimado em cerca de 245 dólares. Até o momento, a empresa finlandesa não falou sobre uma possível expansão do seu mercado com este ou outros modelos para outros países.

 

Especificações técnicas

 

 

  • Sistema operacional: Android 7.0 Nougat
  • Display: 5,5 polegadas com Gorilla Glass 2.5D
  • Resolução: 1920×1080 pixels
  • Chipset: Snapdragon 430
  • CPU: octa-core com clock não especificado
  • GPU: Adreno 505
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento interno: 64 GB (expansível em até 128 GB)
  • Câmera principal: 16 megapixels com f/2.0 e foco automático PDAF com laser
  • Câmera frontal: 8 megapixels com f/2.0
  • Dimensões: 154 x 75,8 x 7,85 mm