Narguillé pode transmitir doenças e causar câncer

Image result for Narguillé

Um tipo de cachimbo de água conhecido por tradições nas regiões do Oriente Médio, a Narguillé pode transmitir doenças contagiosas e causar câncer

A Organização Mundial da Saúde alerta para os tabacos usados nas Narguillés com essências que podem ter 4 vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e até 100 vezes mais alcatrão que o cigarro. “Tudo aquilo que falamos dos riscos do cigarro comum, que causa doenças cardiovasculares, doenças precoces e cânceres, tudo isso também acontece com o uso do Narguilé”, ressalta o geriatra Rychard Arruda. Uma rodada de Narguillé chega a se igualar a fumar 100 cigarros de uma só vez.

Para fumar a Narguillé é necessário o uso de um carvão que acaba sendo inalado e também é prejudicial a saúde do fumante. A Narguillé funciona da seguinte maneira: é colocado água em um recipiente de vidro, logo a cima é colocado a essência envolvida em um papel alumínio e em cima é colocado carvão em brasa que faz com que a água esfrie formando um purificador produzindo a fumaça. Mas não se engane, pois apesar de “purificar” a água ela não elimina as toxinas presentes na essência e no carvão em brasa.

Existe também o risco de transmissão de doenças contagiosas como a herpes labial, hepatite C e até tuberculose, já que a piteira onde se fuma é compartilhada com várias pessoas ao mesmo tempo.

A venda da Narguille e da essência é permita a maiores de 18 anos, como também é com o cigarro e as embalagens das essências contêm o alerta das doenças, mais isso parece não ser o bastante pra quem faz o uso. As pessoas precisam ficar atentas na procedência dos itens, pois em Rio Verde, sudoestes do estado foram apreendidos 46 caixas de tabaco vindas do Paraguai sem nenhuma condição de comercialização, transportadas em baixo de caixas de brinquedos em uma caminhonete. O motorista preso em flagrante disse que a carga era para o estado de Goiânia, onde seria comercializada.

Um estudo associou o uso de Narguillé com uma das causas do câncer de pulmão e outras doenças periodontal e respiratórias. Após ficarem 45 minutos expostos a fumaça da Narguillé os batimentos cardíacos aumentam e a exposição a metais pesados tóxicos. Uma pesquisa sobre tabagismo realizada pelo INCA em parceria com o IBGE em 2008 mostrou que no Brasil existem mais de 300 mil consumidores, entre esses números estão jovens entre 13 e 15 anos que dizem que o consumo coletivo socializa as pessoas. Esse número chega a 93,3% em São Paulo, 87,3% em Campo Grande e Vitória 66,6% dos estudantes.

No mesmo estudo foi contatado que os estudantes fazem uso de alguma substancia derivada do tabaco e de 60% a 80% fazem uso do Narguillé.

Veja também sobre Herpes Labial