José Auriemo Neto e mercado imobiliário: uma relação que remete às origens

Image result for José Auriemo neto
José Auriemo Neto

Presidente do Conselho da Administração JHSF, o empresário paulista José Auriemo Neto tem sua vida interligada ao mercado imobiliário desde a infância. Ainda muito jovem, presenciava debates fervorosos dos parentes mais velhos, em casa, sobre o assunto. O garoto, carinhosamente apelidado de Zeco, todos os anos aguardava avidamente pelas férias escolares. Entretanto, ao invés da maioria dos meninos de sua faixa etária, o jovem não desejava ficar o dia todo brincando, pelo contrário: desejava ir com o pai, Fábio Auriemo, trabalhar na empresa. Desta forma, mesmo com pouca idade e bastante timidez, o rapaz desempenhou diversas atividades na companhia; em paralelo, pôde estar ao lado do pai em diversas reuniões de negócios – o que seria de vital importância para desenvolver seu modo de se relacionar com os clientes.

Anos à frente, já com mais idade e experiência, foi a alçado a situações mais desafiadoras: com apenas 18 anos de idade tomou para si a responsabilidade sobre a administração do setor de estacionamentos da JHSF. Concomitantemente, matriculou-se no curso de graduação em engenharia civil da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) – alguns semestres depois optou por transferir o curso para a FESP (Faculdade de Engenharia de São Paulo). Em seguida, deixou a área de estacionamentos após convite para atuar nos segmentos de obras e orçamentos. Segundo evidencia o próprio José Auriemo Neto, o fato de ser filho do chefe não era sinônimo de moleza no ambiente de trabalho. Por volta do quarto ano de faculdade o rapaz decidiu não mais cursá-la e manter o foco apenas no trabalho. Conforme destaca o empresário: “Nunca gostei de estudar. Queria trabalhar. As pessoas dizem que sou precoce, mas não concordo”, enfatiza.

Com frequência, o executivo excedia seu horário regular de trabalho para mostrar imóveis a potenciais compradores. Por consequência, sua jornada de trabalho chegava a superar 14 horas diárias – ocasionalmente o término do seu expediente só ocorria após as 22h. Quando questionado acerca da grandeza de sua dedicação à companhia, José Auriemo Neto gostava de proferir um bordão, que, anos mais tarde, transformaria-se em lema na empresa: “Esse negócio é 10% inspiração e 90% transpiração”, completa. Dono de uma personalidade forte e sempre bastante detalhista, o empresário preza boas relações com seus cliente e investidores; além disso, sempre exige qualidade máxima em todos os projetos que participa.

Certamente a tendência à vida empresarial de José Auriemo Neto possui suas origens no DNA da família. Seu avô e patriarca da família, José Auriemo, fundou uma empresa de peças automotivas. Nos anos 1970, seu pai, em sociedade com o tio José Roberto, deu início às atividades da JHSF – que, à época, fora batizada de JHS e atuava exclusivamente no setor de construção civil. Após cisão no início da década de 1990, motivada por um desentendimento entre os irmãos-fundadores, a letra ‘F’ foi inserida ao nome da companhia. No início do século XX, a empresa mudou o foco e passou a atuar no mercado de incorporação imobiliária. José Auriemo Neto assumiu a presidência executiva da companhia em 2002, com apenas 27 anos de idade.