Dores no corpo durante o inverno, saiba porque elas acontecem

Resultado de imagem para Dores no corpo durante o inverno

Quando o frio chega, junto com ele vem as dores no corpo, e geralmente elas tem relação com o tecido muscular. O pescoço, pernas e costas são os lugares que mais sofrem com essas dores, e antes que se tome providências deve se saber que a procura de um profissional da saúde deve ser uma alternativa.

Algumas doenças como artrite, artrose, problemas na coluna, com fratura ou recém-operadas, acometem principalmente os idosos, que sofrem mais com tudo isso no inverno. Isso ocorre no frio, pois temos uma tendência a contrair os músculos, se encolher e principalmente nos movimentamos menos, isso causa rigidez muscular e dor. “O segredo é sempre se movimentar. Isso estimula a produção de líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações” disse Gilberto Anauate, coordenador da área ortopédica do Hospital Santa Paula, em São Paulo. Mesmo as pessoas idosas que não tem nenhum problema de saúde tendem a ter dores nessa época do ano.

A prevenção das dores corporais, começa quando sabemos o motivo da dor, junto as dicas de um médico, que se forem seguidas de maneira correta ajudam a aliviar, ou até acabar com elas, sendo uma grande aliada na qualidade de vida.

– Manter o corpo aquecido através de atividades físicas, tomando cuidado para não se esquecer de proteger as mãos com luvas e os pés com meias;

– Alongamentos, antes e depois das atividades físicas para ativar a circulação e diminuir o frio;

– A hidroginástica, caminhadas e passeios de bicicleta também são uma opção.

O médico ortopedista Rogério Vidal de Lima que é especialista em coluna pelo Hospital das Clínicas de São Paulo explica que: “Nos dias frios naturalmente nos contraímos para manter a temperatura corporal e diminuir a sensação de frio. Para isso, assumimos uma postura de contração dos músculos dos braços, aumentamos a curvatura fisiológica da coluna dorsal (corcunda) e anteriorizamos a coluna, desta forma conseguimos manter o corpo aquecido”, e o médico completa “Além disso, a circulação sanguínea diminui no inverno, para que o organismo consiga preservar a temperatura por volta de 36,5 graus centígrados. Em consequência, há também uma diminuição na circulação dos músculos, piorando as dores de origem muscular, pois eles permanecem em estado contrátil por mais tempo”.</i>

Se proteger da umidade, também é uma forma de prevenção de aparecimento de dores no corpo. Uma forma boa de se aquecer do frio é através de chás termogênicos que aceleram o metabolismo e estimulam o fluxo sanguíneo. Aproveite também para abusar dos caldos mas tome cuidado com o excesso de calorias que podem engordar.

Procurar um médico também é uma opção importante, pois ele poderá te indicar remédios como anti-inflamatório, relaxantes musculares e dependendo da situação, tratamentos com fisioterapias e RPG (reeducação da postura global).

Veja também: 12 dicas para não fugir da academia no inverno