Como o marketing mudou com o passar do tempo e a necessidade de adaptação para o profissional da área

Você, que acha que marketing é algo novo, está enganado. Embora seja um assunto muito presente nas empresas e no nosso dia a dia, sua evolução começou há mais de 500 anos.

Uma das primeiras grandes inovações tecnológicas que fez com que muitas pessoas passassem a ter acesso à informação foi a prensa tipográfica que, criada por Gutenberg no ano de 1450, produzia textos em massa.

No século 17 começaram a circular os primeiros jornais e revistas na Europa. Quando essa prática chegou no Brasil em meados do século 19, já era muito comum empresas e pessoas divulgarem seus produtos através de anúncios. Na verdade, essa prática ainda permanece pois acaba sendo algo bom tanto para o anunciante do produto quanto para os editores.

Após, vieram o panfleto, o pôster e o outdoor. Esse último, principalmente, foi uma grande criação para o mundo do marketing, já que atingia um número maior de visualizações devido ao seu tamanho.

A criação do telefone e do rádio alcançou todas as expectativas, mas a chegada da televisão conseguiu superá-las. O marketing audiovisual foi uma grande inovação, porém os anúncios na televisão eram muito caros o que auxiliou na subsistência do telefone e, principalmente, do rádio por se tratar de meios mais em conta para determinadas pessoas e também por, ainda, conseguir alcançar um número grande de usuários.

A era digital quebrou todos os paradigmas. A internet e as redes sociais trouxeram novos conceitos e estratégias, tais como websites, SEO, e-mail, e o próprio marketing de conteúdo. Esse último visa alcançar seu público alvo que é atraído por um conteúdo relevante que gera um valor positivo para marca e resulta em mais negócios. Dentre as empresas brasileiras, 71% já adotam essa metodologia e uma grande parte das que não adotam já pretendem adotar.

Todos os meios de comunicação relatados são importantes para a divulgação do produto, mas é de suma importância inovar e usar a tecnologia a seu favor. A característica dos profissionais da área do marketing também vem mudando e se esses especialistas não se adaptarem ao atual cenário do mercado, nunca conseguirão sucesso.