Bento XVI celebrou 90 anos de idade

Resultado de imagem para Bento XVI celebra 90 anos de idade

Bento XVI entra para a história por ter sido o primeiro papa a abdicar da função de papa desde o século XV, quando o papa Gregório XII decidiu resignar do posto durante o Grande Cisma do Ocidente. Para comemorar os seus 90 anos, o papa Bento XVI prepara-se para lançar novas biografias sobre a sua vida e será homenageado com uma festa bávara e um selo. De acordo o presidente da Fundação criada com o nome do papa emérito, “Ele celebrará a Páscoa como uma grande festividade religiosa com a ‘família’ que vive com ele. Na mesa, haverá, sem dúvida, algo para assinalar seu aniversário”.

No dia 17 de Abril, o papa recebeu 30 pessoas (incluindo amigos de longa data) e que marcará o início das festividades. O ´seu secretário pessoal, afirmou à imprensa que dentro do grupo de 30 pessoas que o próprio receberá estará o irmão de Bento XVI, Georg. De acordo com Lombardi, um antigo porta-voz do Vaticano, “Eles se ordenaram juntos, existe entre eles uma fraternidade familiar e sacerdotal muito profunda. Eles se falam por telefone todas as noites”.

Após ter resignado ao cargo de papa, Bento XVI refugiou-se num mosteiro e é cuidado por quatro religiosas e o prefeito da Casa Pontifica, Georg Ganswein. Apesar do seu estado de saúde ser estável, a sua idade já não permite que o papa emérito desfrute de viagens tão frequentes, e por isso uma deslocação até ao Vaticano para comemorar o Domingo de Páscoa com o papa Francisco foi descartada.

Lombardi refere que Bento XVI tem passado bem a sua aposentadoria e destaca a lucidez, a reflexão e as memórias de Bento XVI como os seus melhores atributos de hoje em dia, “Fisicamente, é uma pessoa de 90 anos, sem doenças particulares, com uma fragilidade devido à idade”. Mesmo assim, Bento XVI ainda costuma dar curtos passeios, principalmente pelos jardins do Vaticano e a celebrar diariamente as suas missas e algumas homilias, “Emagreceu um pouco, já não tem controle sobre suas mãos, deixou de tocar piano. Vê muito mal, mas tem uma lucidez perfeita, se lembra de tudo”

Na maior parte dos seus dias, Ratzinger costuma orar, receber visitas com frequência e responder às correspondências que recebe diariamente. Para além disso, o papa costuma ler alguns jornais e revistas que abordem temáticas como teologia. Segundo fontes próximas de Bento XVI, o papa recebe por vezes a visita do papa Francisco, com quem tem uma relação muito cordial e formal. Relembro que Bento XVI prometeu afastar-se dos assuntos interinos da igreja católica após a sua renúncia ao título papal.