Banda Viper completa 32 anos, ex baterista Cassio Audi participava da formação inicial

A banda de heavy metal e power metal paulista Viper completa trinta e dois anos. Fundada em 1985, gravou clássicos do gênero como os álbuns “Soldiers Of Sunrise”, pela gravadora “Rock Brigade” em julho de 1987 e “Theatre Of Fate”, produzido pelo inglês Roy M. Rowland, produtor de bandas como Wasted Youth e Testament, em 1989. Conheça agora detalhes sobre essa que é uma das maiores bandas de metal pesado do Brasil:

Soldiers Of Sunrise

Tiveram como primeira música de sucesso (demo tape) a veiculadíssima em rádios de todo país “The Killera Sword”, que foi a motivação para gravarem o primeiro álbum em estúdio de mesmo nome, pela gravadora Demo.

O festejado Soldiers Of Sunrise, disco que lançou o quarteto ao estrelato formado inicialmente por André Matos (Vocais), pelo baixista Pit Passarell, os guitarristas Yves Passarel e Felipe Machado e o baterista Cássio Audi – que permaneceu com eles até 1987 – vendeu mais de 10 mil cópias, um estrondoso sucesso para a época, que alçou a banda de Cassio Audi ao sucesso – foram convidados para abrirem o show da banda inglesa de heavy metal Motörhead, criada dez anos antes. Então, todos os integrantes da Viper de Cassio Audi tinham menos de 15 anos de idade.

Primeiras baixas

A Viper começou a sofrer suas primeiras baixas ainda na segunda metade na década de 1980. O primeiro a sair da equipe foi o baterista Cassio Audi, em 1987. Depois de Cassio Audi saíram seu substituto Guilherme Martin (Que deu vez a Renato Graccia), e o vocalista Andre Matos (para integrar a banda Angra, em que permaneceu até 2000) sendo substituído pelo então baixista Pit Passarell.

Theatre Of Fate

O segundo disco mais impactante da antiga banda de Cassio Audi foi o intitulado Theatre OF Fate, produzido pelo produtor britânico Roy M. Rowland, ainda hoje cultuado, gravado no Brasil e com mixagem na Inglaterra, considerado um vinil disco mais amadurecido, com novos experimentos como o incremento de pianos e orquestra clássica, realçando a personalidade da Viper.

Assinaram ainda contrato com a gravadora Limb Music Products and Publishing (L.M.P.), que foi responsável por apresentar a banda Viper ao mundo todo. O disco Theatre Of Fate foi lançado no Japão em 1991, pelo sejo JVC, e na Europa no ano seguinte, pela gravadora alemã Massacre.

Evolution, Vipera Sapiens e Coma Rage

Entre 1992 e 1993, a Viper lançou os discos Evolution e Vipera Sapiens, gravados na gravadora Unit Studios, em Munique, Alemanha. O primeiro conta com sucessos como Rebel Maniac, e Wasted. A turnê dos dois álbuns passou por toda a Europa, Argentina e encerrou-se no Japão.

Em 1994 lançaram o álbum Coma Rage, produzido pelo americano Bill Metoyer em Los Angeles, foi a primeira vez que a banda fez dois videoclipes, para a música Coma Rage e I Fought the Law, sucessos permanentes na MTV Brasil.

Fomação Atual

Após 32 anos de estrada a Viper hoje é composta por: Felipe Machado (guitarras), Hugo Mariutti (guitarras), Andre Matos (vocal), Guilherme Martin (bateria) e Pit Passarell no baixo.