A importância do marketing de conteúdo para empreendedores de sucesso

O marketing de conteúdo tem suas origens ainda no século XX com receitas escritas nos rótulos das latinhas de Leite Moça, leite condensado usado na preparação de pudins e bolos. Na TV, assistíamos propagandas entre o intervalo da novela. Éramos obrigados a ver a propaganda para saber o final da história.

Nos últimos anos, a internet revolucionou o mercado de trabalho trazendo ao nosso dia a dia informação rápida e acessível para a maioria da população. Serviços de streaming como Netflix e Spotify entrega ao público o controle de consumir conteúdo sem interrupções. Não precisamos esperar tanto tempo para assistir nossas séries favoritas. Hoje, vender um produto tornou a vida das empresas muito mais difícil.

Com foco na obtenção de clientes as empresas estão aperfeiçoando o conceito de marketing do século passado e desenvolvendo estratégias para atrair e reter clientes. Para isso, muitas delas estão utilizando recursos multimídia: textos, vídeos, podcast e infográficos. Quer saber mais as estratégias desenvolvidas pelas empresas? Confira abaixo três dicas para utilizar o marketing de conteúdo na sua vida empreendedora.

Jornada de compra

Quando queremos adquirir um produto ou serviço estamos sentindo um problema, algo que incomodamos em possuir. Procuramos na internet, fazemos pesquisas para tentar solucionar nosso problema. Pesquisamos preços, as melhores empresas, e o melhor produto. A jornada de compra consiste no caminho de pesquisa que o cliente faz até chegar na compra. Com um site desenvolvido com foco na jornada do cliente com conteúdo bem escrito é a estratégia correta para boas vendas. Então, não duvide da importância de ter um site para sua empresa.

Equipe especializada

Para produzir conteúdo de qualidade é preciso expandir o olhar para outras formas de comunicação. A produção de conteúdo online é um mercado em expansão e pode ser atraído pelo marketing da empresa, afinal o marketing de conteúdo é uma maneira muito mais engajada de vender um produto ou serviço.

Foco na persona

Diferentemente de público alvo, a persona da empresa é uma representação ideal do seu cliente por meio de pesquisa e entrevistas. O objetivo é descobrir de forma muito mais específica quem compra de você. Assim o seu conteúdo e toda sua estratégia terá como base as dores e os problemas do seu cliente ideal.